"...tenho em mim todos os sonhos do mundo..."
(Clarice Lispector)

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Blue Bloods

A série “Blue Bloods” é uma produção que traz Tom Selleck de volta ao universo dos seriados. Afastado desde “Magnum”, o ator fez participações especiais em “Friends”, além de estrelar a série “The Closer”, produção de curta duração dos anos 90, os telefilmes “Jesse Stone” e de substituir James Caan em “Las Vegas”. Quem também marca seu retorno com “Blue Bloods” é o produtor Leonard Goldberg. Lembram dele? Sócio de Aaron Spelling, Goldberg foi um dos produtores de “As Panteras”, “Casal 20″, “Starsky & Hutch” e “Família”, aclamada pela crítica. “Blue Bloods” será a primeira série a ser co-produzida por ele desde “Carro Comando/T.J. Hooker”. Ao longo das últimas décadas, Goldberg vem atuando como um dos executivos da CBS Corporation. Como produtor, tentou voltar em 2009 com o projeto de “Limelight”, uma espécie de “Fama”, que não foi adiante. É curioso que a série de Selleck inicie na mesma temporada e no mesmo canal que o remake de “Havaí 5-0″. A produção original foi substituída por “Magnum” e, visto que a nova versão traz alguns elementos da série dos anos 80, será estranho ver as duas produções sendo exibidas simultaneamente. A sensação que se tem é que Selleck aparecerá nas praias do Havaí a qualquer momento! Apesar dessa curiosidade, “Blue Bloods” nada tem a ver com o tipo de produção que está sendo filmada no Havaí. Trata-se de um drama familiar, situado em um ambiente policial, com uma proposta intimista.
“Blue Bloods” terá que provar seu valor, visto que estreia em uma sexta feira à noite, dia ‘morto’ para a audiência americana nas últimas duas décadas. Por isso, poucas produções começam nesse período no qual, em geral, são programadas séries que estão em fim de carreira ou com audiência estabilizada. Nessa temporada, a únicas novas séries que estrearão em uma sexta feira são “Blue Bloods” e “Body of Proof”, no dia 22 de outubro. A série foi criada pelo casal Mitchell Burgess e Robin Green, de “A Família Soprano”, “Mr. and Mrs Smith (série dos anos 90 com Maria Bello e Scott Bakula) e “Northern Exposure”. O projeto foi criado pela CBS para Tom Selleck e oferecido ao casal em 2009. O desenvolvimento agradou os executivos da rede, que encomendaram um episódio piloto em fevereiro desse ano. Este é o terceiro projeto da dupla para essa temporada, mas o único a ser aprovado. Burgess e Green tentaram primeiramente lançar a versão americana da inglesa Senstive Skin, pela HBO, que teria Kim Catrall como atriz principal. O projeto de 2008 não foi para frente. Em 2009, a dupla apresentou para a TNT a proposta de “Pastor Jazz”, sobre um pastor, fã da música jazz, que se dedica a ajudar as pessoas. Também não foi adiante. Com “Blue Bloods”, a dupla conquistou uma boa receptividade da crítica, que elegeu a série como uma das melhores entre as produções que estreiam na temporada de 2010-2011.
Apostando em “Blue Bloods” como sendo seu retorno à TV, Selleck cuida pessoalmente da qualidade de roteiros que estão sendo desenvolvidos, mesmo não atuando como produtor. A equipe é formada por Goldberg, Burgess, Green e Michael Cuesta, que substituiu Ken Sanzel, ex-policial que atuou como roteirista e produtor de “Numb3rs”. Segundo a imprensa americana, Selleck não gostou da forma como Sanzel estava conduzido o desenvolvimento dos roteiros da série. Enquanto Sanzel cumpria ordens da CBS para transformá-la em uma produção tipicamente policial, seguindo a linha processual/procedural. Selleck exigiu mudanças, pois seu desejo era estrelar uma série que valorizasse o desenvolvimento de personagens em primeiro lugar, deixando o procedimento policial em segundo plano. Selleck ganhou a disputa e no lugar de Sanzel entrou Cuesta, de “Dexter” e “A Sete Palmos/Six Feet Under”. Originalmente batizada com o título de “Reagan’s Law”, a produção teve seu piloto filmado em Nova Iorque. Ao longo do processo entre a aprovação da série e o início das filmagens dos novos episódios, os produtores descobriram que o contrato com a cidade tinha expirado, resultando em uma nova negociação em relação às taxas de isenções fiscais. Ameaçando aumentar o custo da produção, a prefeitura de Nova Iorque correu o risco de perder a série, que já estava pronta para mudar-se para o Canadá. “Blue Bloods” rende à prefeitura um valor médio de 60 milhões de dólares, garantindo cerca de 800 empregos. Após algumas reuniões, a prefeitura voltou atrás oferecendo à produção os mesmos valores estabelecidos no contrato anterior.
Com isso, Nova Iorque, com seus prédios e ruas, torna-se um personagem à parte da história da família Reagan, descendentes de irlandeses, formada por três gerações de policiais. Selleck é Frank Reagan, comissário de polícia em Nova Iorque, filho de Henry (Len Cariou), que ocupava o cargo antes dele. Frank teve quatro filhos, três homens e uma mulher. O filho mais velho, também policial, foi morto em serviço. O segundo, Danny (Donnie Wahlberg), veterano da guerra do Iraque, trabalha como detetive da polícia, forçando regras, tornando-se violento e impulsivo na captura de suspeitos. Já James (Will Estes) é um advogado formado em Direito pela Harvard, que contrariou a vontade do pai ao entrar para a Academia de Polícia. Erin (Bridget Moynahan), a filha do meio, é mãe solteira e assistente no gabinete da promotoria, que respeita todas as regras, tanto as que lhe são impostas, quanto as que ela mesma cria para sua vida. Em seu cargo, Frank recebe o apoio do público, mas mantém uma relação complicada com a mídia, além de enfrentar a oposição do Prefeito, que não o aceita no cargo. Este manipula a mídia a seu favor, utilizando a postura de Danny para atacar Frank, que perde a admiração do filho mais novo, James, quando este começa a trabalhar com ele. Patrulhando as ruas, James questiona os métodos do pai, o que o leva a ser abordado por representantes do Departamento da Corregedoria, que realizam uma investigação clandestina. Suspeita-se que Frank e seu pai, Henry, pertençam a uma sociedade secreta chamada de “Templários Azuis”. Fonte: VEJA Fernanda Furquim Nova Temporada Jornalista especializada em séries traz informações, comentários e curiosidades sobre a produção de seriados de todas as épocas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário